Inicial > Dica do Servidor, Jaçanã/Tremembé, Ligado no Mundo, Relações Públicas, Subprefeitura > Unidade Jaçanã do IBCC conta com 138 leitos para atendimento de cuidados paliativos e prolongados

Unidade Jaçanã do IBCC conta com 138 leitos para atendimento de cuidados paliativos e prolongados


Unidade inaugurada no fim de 2016 na região Norte,
oferece tratamento humanizado a seus pacientes

De acordo com a definição feita em 2002 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os cuidados paliativos são uma forma de aprimorar a qualidade de vida de forma humanizada de pacientes e familiares que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida. Esses cuidados são feitos através de uma identificação precoce, avaliação correta e do tratamento da dor e demais problemas de ordem física, psicossocial e espiritual dos pacientes diagnosticados.

Como exemplo do trabalho que vem sendo desenvolvido na Unidade Jaçanã do IBCC está o caso do paciente A.F.M, de 71 anos, diagnosticado com Mal de Parkinson, Diabetes e Hipertensão, fazendo uso de sonda naso enteral, há um ano acompanhado pela equipe do Instituto. Segundo Fabiane Je­rônimo, supervisora assistencial do IBCC Jaçanã, o paciente era “meio apático, não interagia e se expressava muito pouco”. Mas com quatro semanas de atendimento ele já não fazia mais uso da sonda para alimentar-se e apresentou um grande avanço em seu quadro.

Meses depois o paciente passou a ter autonomia e melhorou suas condições clínicas com mais interação. Passou a alimentar-se de forma independente, com o uso de colher e copo adaptados e assistido pela equipe multiprofissional do Ins­tituto. O grupo multiprofissional é composto pelos profissionais de enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, nutrição e psicologia.

Mesinha adaptada ajuda autonomia de pacientes nas refeições

O tratamento humanizado oferecido aos pacientes também envolve o desenvolvimento de mecanismos e utensílios que os façam voltar a ter autonomia em tarefas cotidianas. Um exemplo é a “mesinha adaptada” utilizada como suporte para as principais refeições (almoço e jantar).
Com esse utensílio os pacientes têm a vida facilitada na hora da alimentação, correm menos risco de sofrerem uma broncoaspiração (tendo em vista que o paciente precisa ser posicionado adequadamente), além de também ser um aliado da equipe de trabalho de enfermagem no Instituto.

“Elas foram criadas para auxiliar os pacientes que possuem autonomia alimentar. O ganho principal é o paciente poder alimentar-se sem que o prato deslize pela mesa, o que promove melhor condição, proporcionando autonomia alimentar com maior qualidade de vida”, explica Viviane Fernandes, fonoaudió­loga da IBCC Jaçanã, idealizadora do projeto.

A profissional explica que cada paciente indicado para o uso é treinado durante uma semana. Com isso, este paciente é levado para sala de Terapia, onde é supervisionado pela fonoaudióloga e pela terapeuta ocupacional Larissa Delazia A. Santana. “Após essa semana de adaptação o material é liberado para o paciente, para servir de suporte para alimentação no leito, cadeira de rodas ou poltrona”, explica.

Através de atendimento especializado muitos pacientes
conseguem recuperar sua autonomia para atividades cotidianas

 

 

Suporte

Existem dois tamanhos de medidas, variando de acordo com o peso e circunferência de cada paciente. Todos os pacientes que fazem uso do suporte tiveram suas medidas tiradas para a confecção da mesinha. São peças exclusivas”, revela Larissa.

Segundo ela, apesar de ainda o uso do material estar em fase de adaptação, já é possível verificar uma melhora no desempenho alimentar dos pacientes. “Os 8 pacientes que estão sendo treinados já apresentaram melhora na aceitação alimentar e estão mais dispostos e alegres”, conta.

Os materiais utilizados para a confecção das “mesinhas adaptadas” são placas de MDF reutilizadas. A empresa HOTMACON doou o material, assim como realizou o corte das medidas.

Realizando atendimentos en­caminhados pelo Sistema Úni­co de Saúde, a Unidade Ja­çanã do IBCC fica localizada na Rua Roque de Paula Monteiro, 245 – Jaçanã. Tem horário de visita aberto das 9 às 21 horas. Telefone: (11) 2248-9950 Site: WWW.ibcc.org.br

Fonte:A Gazeta da Zona Norte

 

 

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: