Início > Canal Cultural, Jaçanã/Tremembé, Ligado no Mundo, Pra você, Subprefeitura > Um animal de estimação é capaz de aliviar até as dores mais difíceis

Um animal de estimação é capaz de aliviar até as dores mais difíceis


Pet

O contato com os animais de estimação vai muito além da companhia. Eles proporcionam bem-estar e qualidade de vida, principalmente às pessoas que vivem sozinhas, sem contar o carinho que esses animais são capazes de doar. Quem possui animal de estimação sabe a sensação de chegar em casa após um dia exaustivo de trabalho e ser recebido com festa. Brincar e conversar com os animais também pode diminuir o estresse e a ansiedade.

Segundo especialistas, a sensação de alegria libera endorfina ao cérebro, um hormônio capaz de relaxar o ser humano, controlar a pressão sanguínea e melhorar o sono. Por isso, a maioria das pessoas, mesmo que inconscientemente, se dedicam tanto aos animais. Eles ainda desempenham papel importante quando ajudam nas perdas pessoais.

Pesquisas realizadas com pessoas que perderam seus entes mostram que os donos de animais estão menos propensos à depressão e sensação de isolamento.

Os benefícios trazidos pelos animais também interferem no desenvolvimento das crianças e no tratamento de doenças. Por exemplo, a utilização de cães no tratamento dos pacientes, os chamados “Cães Terapeutas”, tem mostrado grande crescimento, e em alguns casos são recomendados pelo próprio médico. Neste caso, a técnica utilizada com cães para “amenizar a dor” do doente, tem o objetivo de estimular resultados positivos no processo de recuperação. Por meio da experiência com o animal, a pessoa internada sente-se mais feliz, confiante e motivada para continuar o tratamento.

Os idosos também são beneficiados com essa terapia, pois geralmente são menos ativos e passam a maior parte do tempo em casa. Então, os animais apresentam-se como grande atrativo para eles, pois assim há com quem conversar e cuidar.
Nos Estados Unidos, mais de 2 mil programas chamados Pet is a Terapy (ou PAT) levam animais para visitar pessoas desamparadas ou enfermas, crianças com doenças crônicas e idosos. No Brasil não é diferente, várias instituições e ONGs realizam este tipo de atendimento.

E os especialistas confirmam: com estudos científicos essas influências animais só tendem a aumentar. Então, vá direito a um pet shop ou uma feira de doação de animais e adote um para você!

Fonte: Jornal SP Norte

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: