Início > Canal Cultural, Jaçanã/Tremembé, Ligado no Mundo, Pra você, Subprefeitura > Reduza a quantidade de sal. Sua saúde agradece!

Reduza a quantidade de sal. Sua saúde agradece!


Pressão

Possivelmente, você já deve ter ouvido ou lido algo que relaciona o sal como grande vilão para a saúde. O sódio é realmente um potencializador da incidência de doenças cardiovasculares, mas a partir de qual quantidade esse tempero torna-se prejudicial?

O nutricionista e colaborador Unimed Juiz de Fora, Arnaldo Pinheiro, afirma que se consumido moderadamente o sal pode fazer parte da dieta. A quantidade indicada pela Organização Mundial da Saúde é de cinco mg de sal por dia, mas estudos revelam que no Brasil o consumo chega a doze mg diárias.
Porém, engana-se quem associa essa quantidade apenas ao sal que colocamos na comida. “Além do sal de cozinha visível a olho nu, também temos o sódio oculto, que pode ser encontrado em altas doses em alimentos com conservantes, industrializados, enlatados, embutidos e até mesmo biscoitos e salgadinhos”, explica o nutricionista.
Até mesmo o adoçante pode conter altas quantidades de sódio. Pinheiro ainda dá uma dica: “o indicado seria o uso de cinco a 10 gotas de adoçante a cada 200 ml do suco ou líquido a ser adoçado. Mais do que isso já se torna exagero”.
Para tentar solucionar esse problema, desde 2011, o Ministério da Saúde tem anunciado parcerias voluntárias com a indústria de alimentos para reduzir o sódio da dieta do brasileiro e, assim, o impacto de doenças como infarto e hipertensão.
Isso acontece porque quando a quantidade de sal que ingerimos é maior do que a necessária, esse excesso produz uma retenção hídrica. A água que seria normalmente eliminada fica no organismo, “acompanhando” este sódio pelo mecanismo de osmose, o que causa um aumento de volume de sangue e como consequência um aumento da pressão arterial.
Mas não precisa se desesperar. O nutricionista afirma a prevenção é o mais importante: basta reduzir a quantidade de sal no dia a dia. E não é tão difícil quanto pensamos. “Nós não nascemos acostumados a comer sal, esse é um hábito alimentar que adquirimos ao longo da vida”, conta Pinheiro.
Para substituir o sal dos alimentos, uma boa dica do nutricionista é abusar das ervas naturais. “Uma mistura de meia xícara de orégano, alho desidratado, manjericão e sálvia seca pode ser uma boa receita para deixar a comida bem temperada e diminuindo o teor de sódio”, conclui.
Que tal tentar? O seu coração agradece.

Fonte: Portal Nacional de Saúde :: Unimed do Brasil :: Saúde em Pauta

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: