Início > Canal Cultural, Ligado no Mundo, Pra você > Teste revela que temperatura do corpo no verão pode passar de 52ºC

Teste revela que temperatura do corpo no verão pode passar de 52ºC


Organismo precisa se esforçar para garantir o equilíbrio do corpo.

Calor

O calor dos últimos dias pode afetar o nosso corpo. Em Bauru, São Paulo, foi usado um aparelho que capta a temperatura para medir esse efeito e o resultado é de assustar.

Um dia lindo, para ninguém reclamar não fosse o calor que transforma as ruas em uma fornalha.

Segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp, o calor bateu recorde em Bauru. Foram quase 38 graus, a temperatura mais alta dos últimos 27 anos.

Com um termovisor é possível comprovar, nas ruas, as temperaturas assustadoras. O equipamento de tecnologia militar é usado por empresas de energia para prevenir apagões. Com um sistema infravermelho, ele capta o calor e o transforma em imagens coloridas.

O termovisor funciona também com pessoas e objetos. O motor de uma moto chega a refletir 160ºC. O parachoque do carro, quase 60ºC. Valdomiro Rodrigues, que passava pela rua, fez o teste e o resultado impressiona: mais de 52ºC. “Quando a gente chega perto do forno para tirar qualquer coisa e sente aquele calor, a sensação é a mesma coisa”, diz.

Com o aparelho é possível medir também a importância de buscar um refresco na sombra nestes dias de muito calor. No sol, a temperatura refletida pelo corpo chega a 61ºC, já debaixo de uma árvore, a temperatura diminui para quase 39 graus.

Com os termômetros em alta, o organismo precisa se esforçar mais para garantir o equilíbrio. “Há uma necessidade muito grande de consumir água porque essa exposição ao sol faz com que o organismo não funcione direito, favorecendo problemas digestivos, dores de cabeça, problemas na parte urinária, enfim, o corpo todo sofre”, explica o médico Rogério Novaes.

 

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: