Início > Canal Cultural, Dica do Servidor, Ligado no Mundo, Pra você > Programa Mulheres de Peito amplia acesso a mamografia em SP

Programa Mulheres de Peito amplia acesso a mamografia em SP


Novo programa estadual incentiva mulheres entre 50 e 69 anos a realizarem exames de mamografia e estimula o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Bus Mamo

 

Primeira carreta do programa Mulheres de Peito está funcionando na zona sul da capital

Para incentivar as mulheres entre 50 e 69 anos a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e estimular o diagnóstico precoce da doença, foi lançado nesta quinta-feira, 26, o novo programa estadual “Mulheres de Peito”. A primeira carreta itinerante permanecerá por 30 dias na rua Adolfo Pinheiro, no bairro de Santo Amaro, zona sul de São Paulo.
Serão, ao todo, quatro carretas móveis e um caminhão adaptado percorrendo o Estado a partir de 2014, em locais distantes, onde o exame não é oferecido. Além de mamógrafo, o veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.
“Hoje começa a funcionar um serviço novo, o ‘Mulheres de Peito’. Vai funcionar de segunda a sexta, das 8h da manhã às 20h, e aos sábados até as 13h. A primeira carreta está aqui em Santo Amaro e nós teremos mais três, totalizando quatro carretas, que vão para a Região Metropolitana, e também um caminhão que vai para o interior”, disse o governador Geraldo Alckmin.
A carreta possibilitará a realização de cerca de 60 mil exames de mamografia a mais por ano. O Governo do Estado investirá R$ 14 milhões nas unidades móveis. O governador destacou que o exame é feito imediatamente. A recomendação é para que mulheres com mais de 50 anos façam o exame, mulheres com menos de 50 anos também podem fazer ser atendidas, se houver indicação médica.
“[O equipamento] faz a mamografia na hora, tem o resultado em dois dias. Se houver alguma suspeita, ela faz na mesma carreta a ultrassonografia”, explicou Alckmin. Se houver necessidade, também serão realizados exames como biópsia e exame de tecido (histológico). Caso seja diagnosticado câncer, a mulher é encaminhada para tratamento.
O governador ainda percorreu as instalações da unidade de Pronto Atendimento da Regional Sul. Alckmin anunciou que a unidade abrigará o pronto-socorro do Hospital Regional Sul, que passará por grande reforma. “Vamos reformar e, em 90 dias, deve ficar pronto o PS. Então vamos trazer o pronto-socorro para cá e iniciar a reforma do Hospital Regional Sul, que vai ser um dos mais modernos e bem equipados da capital”, disse.

Enviado pela servidora Selma da Silva Sugesp

Enviado pela servidora Selma da Silva Sugesp

 

 

 

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: