Início > Pra você > Acessibilidade agora é obrigação

Acessibilidade agora é obrigação


Qualquer construção, ampliação ou reforma de condomínios deve atender o que diz a lei. Imóvel fica valorizado no mercado.

Acessibilidade

 

Permitir o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção nas dependências do condomínio não é apenas uma cortesia, é uma obrigação legal que todos os prédios devem obedecer. Qualquer construção, ampliação ou refoma de condomínios de obrigariomente atender aos regulamentos de acessibilidade previstos em lei, de acordo com o artigo 18 do Decreto Federal 5.296/ 04.

A obrigatoriedade atinge a todas as áreas comuns dos prédios, segundo    o arquiteto e especialista em  acessibilidade Eduardo Ronchetti.

” Todas as áreas que tiverem uso comum devem estar livres de barreiras e obstáculos que impeçam  o acesso e o uso de todas as pessoas,  inclusive as pessoas com deficiência”,          afirma. Dessa forma, as obrigatoriedades de acessibilidade em condomínios partem        das calçadas e se estendem a todas as demais áreas fora dos apartamentos, incluindo corredores,  áreas de lazer,  os banheiros de uso comum e a garagem.

“A acessibilidade só não é obrigatória  no interoir de cada apartamento,   entretanto, como hoje em dia a população   está vivendo mais é aconselhável adaptar   o interior e preparar o espeço para um    idoso”, conta  Adriana de Almeida Prado,  coordenadora da Comisão de Estudo de Acessibilidade a Edificações e ao Meio, vinculada ao Comitê Brasileiro de Acessibilidade ABNT/ CB-40. Além disso, segundo Adriana, a acessibildade valoriza imóvel. Para realizar as adaptações, devem ser levados em conta  todos os moradores do  condomínio, isso porque os       novos benefícios servem só    para deficientes e cadeirantes, mas também para grávidas,  idosos, crianças e obesos.

Também é preciso obedecer  as normas técnicas definidas  para garantir que as alterações  sejam efetivas e evitar os gastos  inúteis. É importamente contratar  pessoal especialiszado, para ter  a real noção dos custos de adaptação  desde o início e não se surpreender no meio das obras com os custos.

Enviado pelo servidor Nelson Adelino Pereira da Supervisão Técnica de Manutenção/CPO

Enviado pelo servidor Nelson Adelino Pereira da Supervisão Técnica de Manutenção/CPO

 

Anúncios
Categorias:Pra você
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: