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Archive for novembro \30\UTC 2011

Dicas para um bom sono


O organismo tem horários. Desta engrenagem não podemos fugir. A hora do sono é sagrada para a reposição celular, para rebobinar o cérebro, permitir o rejuvenescer. O metabolismo basal fica no mínimo, em marcha lenta, permitindo o repouso, a restauração. As avós falavam para as crianças: quem não dorme não cresce. Para os adultos: quem não dorme não se restabelece não se regenera.

Bem, as dicas para um sono de qualidade, ou seja, restaurador e rejuvenescedor são:
1) Sempre tomar um bom banho antes de dormir. Ou seja, jamais dormir com o corpo sujo, pois as vibrações de frescor, relaxamento e limpeza que um banho dá, irão sustentar a qualidade do sono.

2) Evitar tomar café, chás com cafeína (como chá preto e chá mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes.

3) Evitar dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que a pessoa chegue à fase de sono profundo.

4) Se a pessoa dorme cedo – 20 a 21 horas – seu jantar (leve) deve ser realizado no máximo às 19 horas para dar tempo do organismo digerir e o sono não sofrer interferências da demanda energética para digestão.

5) Se a pessoa dorme tarde – depois das 22 horas – sua última refeição (um lanche leve) deve ser realizada até 1 hora antes, pelo mesmo motivo mencionado acima.

6) Concordo com algumas linhas terapêuticas que indicam que qualquer refeição ou lanche realizado após as 19 horas deve ser na forma líquida para poder acelerar o processo digestivo e evitar interferências na qualidade do sono. Exemplos: um arroz com feijão? Bata no liquidificador e tome na forma de sopa. Uma salada de frutas com sorvete? Bata no liquidificador e tome uma vitamina geladinha.

7) Ideal praticar uma atividade física ao longo do dia para evitar o sedentarismo, liberar substâncias que aumentam o estresse e mobilizar a energia basal. Para quem tem insônia, recomendo ainda uma atividade corporal ou meditação ativa antes do banho e de dormir. Tipo dançar, uma série da yoga ou de alongamentos. Aproveite para orar e colocar intenções para este momento de meditação e descanso. Sempre peço aprendizados, sonhos bons, expansão da consciência, soluções para desafios, enfim… Para pessoas com insônia ou fibromialgia, recomenda-se inclusive aulas de natação ou hidroginástica e, assim, provocar um duplo relaxamento: pela atividade física e pela ação do banho de imersão.

8) Na hora de deitar, colocar um copo de água na cabeceira e repetir suas intenções, como desejando que todas as coisas boas destas intenções se materializem nesta água durante o repouso do sono. Pela manhã: beber esta água em postura de gratidão e receber tudo que nela se cristalizou.

9) Existe uma técnica bastante interessante sugerida como prática para insones, que consiste em fazer um ‘escalda-pés’ de 5 minutos em água gelada exatamente antes de deitar. A pessoa já o faz 100% preparada para deitar na seqüência. Minha compreensão deste procedimento é mobilizar a energia concentrada na cabeça para as extremidades do corpo, aliviando assim a mente e suas neuroses.

10) Apagar todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro, pois a luminosidade impede a liberação da melatonina, hormônio responsável pela primeira fase do sono.

11) Não levar livros, laptops ou qualquer estimulante de trabalho ou preocupação para a cama.

12) Tirar da cabeceira o telefone, celular e relógios.

13) Esta é óbvia, mas não custa lembrar: usar colchão e travesseiro de boa qualidade e adequado ao seu peso e tamanho.

14) Recomendo uma sinergia da aromaterapia que chamo “Doril na Ansiedade e Insônia“. Ela é uma mistura dos óleos essenciais (OEs) de Limão Tahiti, Laranja Pêra e Lavanda Mont Blanc, que tem como função proporcionar relaxamento, vontade (alegria) de estar consigo e de se respeitar. Ela pode ser usada (à noite) na água da banheira (adultos 3 gotas, bebês 1 gota, crianças 1 a 2 gotas – ou pode ser colocada no travesseiro dos adultos (1 a 3 gotas). No caso de crianças, pode ser colocada (1 a 3 gotas) num pires ao lado da cama. No caso de bebês basta o procedimento da banheira.

15) Ao despertar, após tomar aquele copo de água (ensinado acima), ainda deitado, junte as mãos e esfregue uma na outra até ficarem quentinhas. Faça carinho no seu rosto simulando que está ensaboando e lavando o rosto. Relaxe seu primeiro semblante do dia. Depois, esfregue novamente as mãos e massageie seu abdômen. Faça carinho nele e lembre que o dia vai começar e ele precisa acordar, ou seja, está chegando a hora de troninho. Depois, este carinho pode se prolongar para as demais partes do corpo, sempre com o propósito de acordar-se com muita celebração, gratidão e carinho.

16) Uma vez que levantou, antes do troninho, ir até a cozinha e tomar 1/2 copo de água idealmente morna + suco fresco de 1 limão. Esta é uma receita da milenar medicina Ayurvédica para purificar (ação bactericida), aliviar (ação laxante) e sanar (ação harmonizadora, alcalinizante) todas as dificuldades do organismo. Espere 20 a 30 minutos para realizar a refeição matinal.

As posições de dormir

De lado: é a melhor postura! Mas, deve-se colocar um travesseiro que preencha o espaço entre o ombro e a cabeça. É recomendável abraçar um travesseiro e colocar uma almofadinha entre os joelhos.

De barriga para cima: é uma posição aceitável, mas recomenda-se um travesseiro não muito alto e deve-se colocar um apoio (almofada) abaixo dos joelhos, o que ajudará a manter a coluna reta.

De bruços: é uma posição não recomendável. Diz-se que nessa posição não há como evitar uma lesão na coluna cervical, que pode criar contraturas no pescoço, dificultando o relaxamento e o sono profundo.

Este texto faz parte do livro Simples – Mente – Feliz – Conceição Trucom – Edição Independente Esgotada.

Enviado pelo servidor Nelson Adelino Pereira da Supervisão Técnica de Manutenção/CPO

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Pra quem reclamo…


Se há fios soltos nos postes da minha rua?

Se forem de iluminação pública, deve-se ligar para 0800-779-0156. Para fios de energia, a queixa deve ser feita à Eletropaulo. Caso sejam de telefonia ou TV a cabo (Embratel, por exemplo), deve-se contatar a empresa responsável.

Fonte:Revista Folha

Enviado pelo servidor Nelson Adelino Pereira da Supervisão Técnica de Manutenção/CPO

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Palestra PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL


COMUNICADO Nº 027/DERH/2011
O Departamento de Recursos Humanos – DERH, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas – COGEP, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEMPLA COMUNICA a realização da próxima Palestra PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL, com duração média de duas horas, conforme abaixo:
DATA:07/12/2011
LOCAL:Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho
HORÁRIO:13h30 ENDEREÇO:Rua Vergueiro, 1000 – Vergueiro
VAGAS:324
Público Alvo:Servidores da Administração Direta e Autarquias Municipais.
As inscrições deverão ser feitas única e exclusivamente pelo e-mail semplacogepderh@prefeitura.sp.gov.br.
O prazo para as inscrições será de 28/11/2011 a 02/12/2011, ou até esgotarem-se as vagas.
Nas inscrições deverá ser informado o NOME COMPLETO, REGISTRO FUNCIONAL, SECRETARIA/ SUBPREFEITURA e TELEFONE PARA CONTATO. Identificar no email a data e o local da Palestra.
Não serão aceitas inscrições em desacordo com o citado acima, nem com data anterior a 28/11/2011.
As inscrições serão deferidas por ordem de recebimento.
Haverá entrega de certificado pela participação, valendo um ponto para promoção e progressão funcional.
A relação das inscrições deferidas será publicada na edição do Diário Oficial da Cidade de São Paulo do dia 06/12/2011.

 

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Substituição


Publicado no dia 24/11/2011, DOC 219, página 28.

614.860.3-2 – SANDRA OLIVEIRA DA SILVA, AGENTE DE APOIO N-II, POR TER SUBSTITUÍDO MARIA MARGARETE CARDOSO, REG. 473.692.3-2 NO CARGO ENCARREGADO DE SERVIÇOS GERAIS, REF. DAI-02, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE COORDENAÇÃO DAS SUBPREFEITURAS, DURANTE SEU IMPEDIMENTO LEGAL – FÉRIAS, NO PERÍODO DE 12/09/2011 A 26/09/2011. LIVRE PROVIMENTO EM COMISSAO, DENTRE
SERVIDORES MUNICIPAIS PORT.0543/SMSP/SGRH/2011.

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Parabéns pelo seu dia!


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SP tem plantão para testes de HIV no final de semana


687 unidades de saúde estarão abertas em 255 cidades para a Campanha ‘Fique Sabendo’

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mobilizou 687 unidades de saúde em todo o Estado que farão plantão neste final de semana para a realização de testes gratuitos para detecção do HIV.

A iniciativa faz parte da campanha “Fique Sabendo”, que tem como objetivo incentivar a realização dos exames e, paralelamente, combater o preconceito e o medo do exame que pode identificar precocemente a infecção pelo vírus da Aids, ajudando a salvar vidas.

Cerca de 100 mil exames devem ser realizados gratuitamente no Estado até o próximo dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids. As pessoas que têm dificuldade para ir a uma unidade de saúde de segunda a sexta poderão aproveitar o plantão deste final de semana. Algumas unidades irão funcionar apenas no sábado e outras, no domingo (veja nos arquivos em anexo).

Dos 100 mil exames disponibilizados para a campanha, 25 mil serão testes rápidos, que ficam prontos em cerca de 30 minutos. Ao todo, 40 mil profissionais de saúde estarão envolvidos na campanha, promovida em parceria com as secretarias municipais de Saúde.

Dados do Programa Estadual DST/Aids apontam que nove pessoas morrem por dia em decorrência da Aids e que 50% desses óbitos estão relacionados ao diagnóstico tardio da infecção.

“A campanha visa disseminar que os testes são disponibilizados à população gratuitamente  em toda a rede pública de saúde. É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o exame para descobrirem se são ou não portadoras do vírus HIV”, afirma a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo, Maria Clara Gianna.

Quem tiver o vírus detectado em exame receberá orientação e encaminhamento imediato para acompanhamento médico adequado à doença.

Segundo Karina Wolffenbüttel, coordenadora da campanha Fique Sabendo, é importante ressaltar ainda que os testes serão realizados por equipes profissionais treinadas e que o atendimento é individual. “Todo o processo é feito de forma cautelosa e sigilosa”, afirma Karina.

A população poderá consultar gratuitamente o Disque DST/Aids (0800-16-25-50) para verificar qual a unidade de saúde mais próxima onde a campanha será realizada. O serviço funcionará em horário especial, das 7h às 19h, diariamente, neste período de mobilização.

Fonte:Secretária da Saúde

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Emílio Ribas comemora o Dia Mundial de Luta Contra Aids com palestras, soltura de balões e peça teatral


No dia 1º de dezembro (quinta-feira), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o Instituto Emílio Ribas estará em festa. A data especial será comemorada com momentos de conscientização, palestras e discussões sobre diferentes perfis da doença, principalmente sobre o crescente diagnóstico que vem sendo registrado no público jovem.

O evento terá início às 8h, para credenciamento na recepção. Às 9h, o médico infectologista e Diretor Técnico do Instituto, Dr. David Uip, fará a abertura dos eventos e análise dos Indicadores e Visão do Futuro da Epidemia HIV.

O HIV na Terceira Idade será tema de palestra ministrada pelo infectologista Jean Gorinchteyn, do Instituto Emílio Ribas, às 10h. Logo em seguida, será iniciada a solenidade de inauguração do Novo Prédio Ambulatorial.

Ao meio dia será realizada a tradicional soltura de balões vermelhos, simbolizando a campanha contra a Aids. Dentro da programação, a Campanha “Aids: ela não perde uma balada!” acontecerá dentro do Instituto, com a presença dos modelos da campanha, faixas, cartazes e distribuição de preservativos.

Às 14 horas, o Dr. Celso Galhardo Monteiro, coordenador do Programa Municipal de DST/Aids, dará início ao debate “Retrato da juventude, a Aids e a prevenção”. O II Fórum Takobé marcará presença às 15h30 com a atração “Dá Licença que vou à vida”, uma iniciativa do Comitê de Humanização do Instituto, mediado pelo Professor Ms. Valdir Cimino.

Os contadores de estórias entram em cena às 17h, para divertir o fim de tarde dos presentes. Os jovens do programa “Poder Jovem” encerram as comemorações com a apresentação da releitura da peça teatral “Romeu Julieta”.

Fonte:Secretaria da Saúde

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