Início > Ligado no Mundo > SAID-Serviço de Atenção Integral ao Dependente

SAID-Serviço de Atenção Integral ao Dependente


O Serviço de Atenção Integral ao Dependente (SAID) é um centro para o tratamento gratuito e intensivo de dependentes químicos.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou, no dia 11 de agosto, em parceria com o Hospital Samaritano, a totalidade do Serviço de Atenção Integral ao Dependente (SAID), localizado na Avenida Almirante Delamare 3.033, zona sul da capital.

“O SAID é a primeira clínica pública para tratamento ao dependente, e a Secretaria Municipal da Saúde fica satisfeita em disponibilizar mais uma unidade, que vem complementar o trabalho de uma equipe que, desde 2005, ampliou a rede de atendimento na área de Saúde Mental, Álcool e Drogas”, comenta Januario Montone, secretário Municipal da Saúde de São Paulo.

Em seus 7 mil m² de área, estão distribuídos 80 leitos: 14 na ala Adulto Feminino, 26 na Adulto Masculino, 16 na Adolescente Masculino, 16 na Unidade Feminina Infância e Adolescência  e 8 leitos na Infantil. A primeira etapa foi inaugurada em fevereiro deste ano com a entrega de 20 leitos na ala Masculino Adulto. Além das áreas específicas voltadas para o tratamento da dependência, o SAID conta com consultórios para atendimento odontológico e ginecológico; quadras poliesportivas, oficinas terapêuticas, salas de aula e de atividades em grupo. Em seus cinco meses de atuação, o SAID contabilizou  59 atendimentos; desse total, 19 pacientes continuam em tratamento.

O SAID é a segunda unidade, nesta área, sob gestão do Hospital Samaritano, unidade que utiliza o método da Chestnut Health Systems. No ano passado, foi inaugurado o Projeto Jovem Samaritano, voltado exclusivamente para rapazes com idade entre 14 e 18 anos. Situado em Cotia, foi implantado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

Ação Integrada Centro Legal  
 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem atuado de maneira estratégica, oferecendo assistência ao usuário de drogas lícitas e ilícitas, como no caso da região central de São Paulo, na Nova Luz. Há um ano, agentes comunitários da Estratégia Saúde da Família (ESF), em conjunto com equipes de assistentes sociais, têm realizado abordagens aos usuários de drogas que vivem no local.

O objetivo é vinculá-los aos serviços de saúde para realizar tratamento e abandonar o vício das drogas. Quando o paciente aceita ser avaliado, o encaminhamento se dá por meio de triagem de um grupo de enfermeiros e médicos psiquiatras. Cada caso é analisado para que sejam atendidas a todas as necessidades clínicas desses pacientes. Se algum morador em situação de rua é encontrado em condições graves, essa rede conta também com duas ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), que poderá encaminhá-los a nove hospitais da região, que também fazem parte da estrutura de atendimento aos dependentes.

Caso necessite de cuidados ambulatoriais, o paciente dispõe de cinco serviços na região: Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Sé, AMA Boracéa, Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas Sé, CAPS Infantil Sé e Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD) – este último pertencente à rede estadual de saúde. Esse trabalho faz parte da Ação Integrada Centro Legal e é uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado, Poder Judiciário, Ministério Público e sociedade civil, para recuperar o centro da capital paulistana.

O último levantamento realizado referente à Ação Integrada Centro Legal, no dia 26 de  julho de 2010 (a ação teve início no dia 22 de julho de 2009), registrou  99.613 abordagens e 5.399 encaminhamentos de usuários às unidades de saúde.

Saiba mais sobre o SAID

Para saber mais informações sobre esse projeto ligue para +55 11 22192700

Fonte: http://www.samaritano.org.br/pt-br/responsabilidade-social/said/Paginas/default.aspx

Enviado pela servidora Elisabete F. S. Clemente da SUGESP

About these ads
CategoriasLigado no Mundo
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 118 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: